Felicidade? Sim ou Não?



A felicidade existe? Ouvimos e buscamos essa questão que ninguém explica ou vivencia na plenitude. Há de se ter coragem para ser feliz e buscar incessantemente um sentimento glorioso cuja meta é uma explosão constante de alegria e paz. Pequenos provérbios urbanos até grandes pensadores e filósofos pregam a mesma tese, porém nunca mostraram nenhum caminho.
Cada um tem dentro de si uma semente a germinar, ou não, para cada grande emoção. Escritores discorrem com maestria e fixação sobre a felicidade e o amor, os quais em conjunto, fariam a equação plena.
Nos sonhos ela existe, e sonhos são sempre nossos, acordados ou não. No jardim de cada alma pulsa essa vontade infinita de encontrar o tão almejado contentamento.
Pessimismo? Creio que não, apenas se faz necessário discordar, por meio da razão, que a realidade é nossa companheira e nela mora todas as emoções possíveis, fantasiadas de momentos, alguns, portanto, felizes.
Para a consciência do ser racional, a felicidade mora em lapsos de tempo, aparece em alguns lances de nossa vida, somente nos cabe agarrar esses minutos e vive-los, pois se buscarmos “o ser feliz” constante, sobriamente podemos afirmar: Não há!
Porém, como toda questão possui dois lados, há de ser contemplar a visão do poeta. Ah, o poeta, que de tão cheio de sentimentos e sensibilidade conseguiu até mesmo uma “licença poética” para discorrer suas ilusões, visto que os leitores nem sempre podem alcançar suas linhas.
Para a poesia a felicidade vive de rimas e de cadência, em versos singelos ou de profundidade inquestionável que transmitem, a um passo anterior à felicidade, a esperança de sua existência.
A poesia não fala, ela cala. Cala e absorve, pega o poeta e move para dentro de suas letras. E assim, tinge aquela alma, desce daquele coração e voa a outro, feito borboleta.
Nesse lado abstrato onde poetas vivenciam sentimentos dúbios e fortes, a felicidade pode ser narrada, pode ser explicada, pode ser vivida. Ela mora na poesia, na canção, na paixão, nas letras de humanos que são extremamente perceptíveis a qualquer movimento da mente, que vivenciam nostalgia e futurismo na mesma intensidade, concomitantemente. Reside na proximidade que os poetas têm com os céus. Seres que tiram da tristeza uma criatividade imensa e da alegria, um mundo de variantes sem fim.
Além dos poetas, ainda restam pessoas capazes de serem viveiros de otimismo, de bondade, de corações expostos e portadores de amor sobrepujante, e esses, com certeza, estão mais acessíveis a Deus, o Dono de toda a felicidade, e gozam de leveza, alegria e paixão pela vida.
Humanos ímpares, marcados para vivenciar e fazer brotar, neles e à sua volta, sentimentos de quem é feliz.
Portanto, caros, afirmo:

- A felicidade existe!   ... somente quem tem o peito aberto pode entende-la! 


facebook.com/menteflorida
menteflorida.blogspot.com.br 

3 comentários:

  1. A felicidade é um nome abstrato. Logo, só tem significado em atos concretos e sentires emocionais em várias circunstâncias que vivemos. Contudo, também penso há pessoas mais propensas para se sentires felizes com coisas que a outras são motivo de insignificância.
    Depois, querida Ka, há as ditas frases feitas sobre a felicidade!
    Um gosto ler-te apesar de vir pouco aqui ao teu espaço.
    Que tenhas um ótimo 2015 e que seja MELHOR, como digo no meu texto do blogue.
    BJO, amiga :)

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga e poetisa Ka !!!!!!

    Passando por aqui para deixar o meu,
    Abraço e carinho e, ao mesmo tempo,
    Deleitar-me com a beleza de seu Blog e
    Conteúdos. Perdoa-me a demora na visita,
    Tenho estado muito atarefado, inclusive,
    Até pensei em deixar meu Blog um pouco
    De lado por essa falta de tempo. Tenho
    Cerca de 1.400 amigos, e não seria justo,
    Deixá-los de visitar. Vou tentar equacionar,
    Isso até onde puder. Perdoa-me.
    Também, vim desejar-lhe um lindo dia e,
    Maravilhosa semana, Com muita paz, amor e,
    Felicidade em seu coração. É o que lhe desejo!

    Beijos de luz !!!!!!!!

    POETA CIGANO – 02/03/2015

    http://centelhaspoeticas.blogspot.com

    “Meus Sonhos e Devaneios Poéticos”




    Obs: Se ainda não pegou, no lado direito
    Do meu Blogue, no “Presentes para os amigos”,
    Tem um mimo para seu belíssimo Blogue.
    “ESTE BLOGUE VALE OURO”. Basta
    Copiá-lo (Capturá-lo) para seus arquivos ,
    Salvá-lo e colá-lo em seu Blogue. Você é uma
    Amiga especial e me sentiria honrado

    ResponderExcluir
  3. Querida Ka: Seu blog esá lindo! Não me esqueço de vc! É difícil para mim colocar comentário, pois estou com sub=visão.
    Bjs,
    Maria Luiza

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho pra mim... ♥ ♫ ☼